Portfolio

Agora SP - JUL/2016

Bactérias do Bem: benefícios do Kefir

Bactérias do Bem

Parecido com iogurte, o kefir é um probiótico e tem microrganismos que fazem bem à saúde; veja como prepará-lo e aproveitar benefícios. 

A chef de cozinha Daniela Prytoluk, 32 anos, pesquisava sobre alimentação saudável quando descobriu o kefir, grãos que, fermentados com leite, transformam-se em um produto pare- cido com iogurte. “São probióticos, aju- dam o intestino a funcionar melhor e fazem com que a pele e o cabelo fiquem mais bonitos”, relata ela, que, desde en- tão, consome o alimento.

Danielafazaprópriaproduçãoem casa, num processo parecido com o da coalhada (veja mais ao lado). “O kefir é composto de lactobacilos e leveduras que se reproduzem com a fermentação do leite. Ele se destaca do iogurte por ter uma diversificação maior de bacté- rias do bem, que são extremamente saudáveis para a flora intestinal”, com- para o médico Patrick Rocha, presiden- te do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas.

O kefir é originário da região do Cáu- caso e significa bom sentimento (“keif”, emturco).“Tambémconhecidocomo grãos do profeta, ele surgiu há mais de 4.000 anos. Naquela época, era consi- derado parte da riqueza da família e, 

por isso, foi passado de geração em ge- ração”, conta o nutricionista Rogério Oliveira, da Clínica Guilherme Corradi.

Algumas lojas de produtos naturais comercializam alguns grãos de kefir por cerca de R$ 25, mas, geralmente, os produtores doam um pouquinho para que outras pessoas possam começar o próprio cultivo. “Os grãos precisam ser cuidados, igual um jardim, que tem de ser regado. Não é tão prático, mas é ex- celente para a saúde”, diz Rocha.

Depois de fermentados com leite, os grãos são coados, e o processo é reini- ciado. “Percebemos que o kefir não está mais bom para consumo quando muda de cor ou quando surge um odor muito azedo”, ressalta a nutróloga Cristiane Braga Kanashiro, da Clínica Due. Todos podem consumi-lo, principalmente quem tem problemas de prisão de ventre ou outras doenças gastroin- testinais. Porém, apesar de serem bons para a saúde, é preciso ter bom senso na ingestão. “É recomendado um ou dois copos por dia, pois, em excesso, po- de causar diarreia”, orienta Rocha.

Os grãos precisam ser cuidados, igual um jardim. Não é tão prático, mas é excelente para a saúde Patrick Rocha, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas.

Além de ser consumido puro, com frutas ou em vitaminas, é possível usar o kefir em receitas. “Dá para utilizá-lo em substituição ao iogurte para fazer bolos e tortas, ou, ainda, para passar no pão, como cream cheese”, indica Danie- la, que dá dicas no blog “Amélia com Vaidade” (www.ameliacomvaidade. com). “E o grão dura para sempre”, acrescenta ela. (Laís Oliveira) 

 

About Jornalistica PR

Jornalistica Media Relations is a PR company focused on helping brands and professionals go to market and communicate with the audience that matter most their business and be part of the conversation. All our services are available without a permanent binding contract. We can create a personalized communication package the moment you need it. We are expert in Lifestyle, Arts, Luxury, Healthcare, Social Medias, Reputation Management, Travel & Tourism and Technology. For additional informations, feel free to contact us anytime: contato@jornalistica.com.br