Blog

24 . MAIO . 2015

20 Filmes que Todo Empreendedor deveria Assistir

Para quem está buscando inspiração, este artigo chega em boa hora com excelente sugestões de quem aprendeu na prática o significado de empreender e mostra como é possível se inspirar também na ficção.  Conversamos com o empreendedor Richard Rytenband que compartilhou com a Jornalística os 20 filmes mais tops da história do cinema que podem proporcionar a você valiosos insights.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Um filme que mostra a importância de pensar “fora da caixa” e quebrar paradigmas! E claro, o preço que se paga por ser assim!

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Os Caça Fantasmas (1984)

Como atender novas demandas com soluções criativas! E claro, a importância de um bom trabalho de marketing!

Em Nova York Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas "Ghostbusters". Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

O poder do marketing pessoal! “A vida passa muito depressa. Se não paramos para curti-la de vez em quando, ela passa e você nem vê!” Ferris Bueller

No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).

Crazy People - Muito Loucos (1990)

O poder da sinceridade! O resultado quando potenciais clientes não são subestimados!

Um publicitário, Emory Leeson (Dudley Moore), atravessa um momento delicado quando sua esposa o abandona. Ele repentinamente tem uma crise de honestidade e cria uma campanha publicitária que é calcada em dizer só a verdade sobre cada produto. Charles F. Drucker (J.T. Walsh), seu chefe, recusa tal idéia, pois a considera absurda e o obriga a se internar para ter tratamento psiquiátrico. Mas o material da campanha equivocadamente é impresso e se torna um enorme sucesso. Emory é chamado de volta mas ele não quer deixar a instituição, pois se apaixonou por Kathy Burgess (Daryl Hannah), uma das pacientes. Ainda internado Emory elabora novas campanhas, sendo ajudado pelos outros internos. Drucker, que no passado recusou a verdade como base de uma campanha, se comporta como o gênio da criação, que fez a mais ousada campanha de marketing.

Rocky 3 - O Desafio Supremo (1982)

Não basta chegar ao topo, o grande desafio é como se manter lá! Uma vez perdido o brilho nos olhos (olho do tigre) é questão de tempo para a derrocada! E quando ela vem o processo de retorno ao topo é ainda mais duro do que na primeira vez.

Após ter sido derrotado por Clubber Lang (Mr. T), um novo e temível adversário, Rocky (Sylvester Stallone) passa a ser treinado para a luta revanche por Apollo Creed (Carl Weathers), seu antigo rival, que deseja de Rocky apenas um pequeno favor em troca dos seus serviços.

6 Cocktail (1988)

A importância de um bom mentor, e como sempre é possível se reinventar para se destacar!

Após deixar o exército, Brian Flanagan (Tom Cruise), um jovem ambicioso, tenta um emprego em Nova York, mas inicialmente nada consegue por não ser formado. Então começa a estudar e trabalhar, se tornando um bartender de sucesso graças às dicas dadas por Doug Coughlin (Bryan Brown), um exímio e veterano profissional. Mas sua ambição abala o relacionamento com Jordan Mooney (Elisabeth Shue), sua namorada, e entra em atrito com Doug, que ensinou a ele os macetes da vida noturna.

 

Trocando as Bolas (1983)

Qual o fator preponderante que determina o sucesso de uma pessoa?

Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd) é um executivo de sucesso que, assim como o negro marginalizado Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), que vive de pequenos golpes, tem sua vida muito mudada quando dois riquíssimos corretores, Randolph Duke (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche), apostam sobre qual o fator preponderante que determina o sucesso de uma pessoa. Mortimer crê que é o genético, enquanto Randolph acredita que seja o meio social. Assim fazem acontecer desgraças com Louis, enquanto Billy Ray tem uma mudança tão brusca de status que inicialmente se desconcerta, sem imaginar que agora tem a casa, o carro e o emprego de Louis.

O segredo do meu sucesso (1987)

Um bom exemplo do choque de realidade que muitos jovens sofrem no começo de carreira. A maioria acredita que basta ter uma boa formação, alguns contatos, que a fortuna é questão de tempo.

Brantley Foster (Michael J. Fox) um jovem com boa formação, que nasceu e foi criado no Kansas, mas após terminar a faculdade ele decide ir fazer fortuna em Nova York. Infelizmente, quando ele chega na cidade descobre que o emprego que lhe tinha sido prometido não se concretiza, assim ele se vê obrigado a pedir ajuda para Howard Prescott (Richard Jordan), um parente distante, que controla um conglomerado multimilionário. Ele consegue um modesto emprego, mas começar por baixo não está nos planos de Brantley, assim ele leva uma vida dupla na empresa, usando também o nome de Carlton Whitfield, um executivo que ninguém sabe de onde veio, mas tem idéias brilhantes. Paralelamente, seduzido por Vera Prescott (Margaret Whitton), a mulher de seu tio, mas Brantley sente interesse por Christy Wills (Helen Slater), uma bela executiva por quem Howard está interessado.

O Sucesso a Qualquer Preço  (1992)

Um filme imperdível para qualquer um que se interesse por vendas! Alguns profissionais não lidam bem com a pressão de um ambiente competitivo, outros se motivam ainda mais (às vezes até demais).

Chicago. Em uma firma que trabalha com venda de imóveis os tempos estão difíceis para os corretores Shelley Levene (Jack Lemmon), Ricky Roma (Al Pacino), Dave Moss (Ed Harris) e George Aaronow (Alan Arkin). Eles são fortemente pressionados por Blake (Alec Baldwin), que agora chefia as vendas e promete um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor, para o 2º colocado o prêmio será um conjunto de seis facas para churrasco e o 3º prêmio é o olho da rua, pois não lá há lugar para fracassados. Quem tiver desempenho mais satisfatório vai receber as boas dicas para conseguir ir bem nas vendas, mas o roubo delas deixa a situação tensa.

10 Carruagens de Fogo  (1981)

Um dos favoritos da lista! A história de dois homens que estão dispostos a tudo para alcançar suas metas, exceto abrir mão da honra! Os personagens principais possuem características essenciais a qualquer empreendedor: capacidade de planejar, executar, assumir riscos, e o mais importante, ter fé em si mesmo, não importa a adversidade.

As Olimpíadas de 1924, em Paris, se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

11 Jerry Maguire - A Grande Virada  (1996)

No final, o mais importante é a jornada e o que levamos dela!

Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente esportivo bem-sucedido no ramo, mas numa noite escreve uma declaração de 25 páginas que sugere que os agentes tenham menos clientes e passem a usar um tratamento mais humano para com eles. Este fato provoca sua demissão em um curto espaço de tempo e ele começa a perder de uma só vez todos os seus clientes, sendo obrigado a concentrar toda a sua energia e potencial em seu único cliente, um temperamental jogador negro de futebol americano (Cuba Gooding Jr.).

12 Na Roda da Fortuna  (1994)

Como as idéias simples podem transformar o mundo!

Waring Hudsucker (Charles Durning), presidente e fundador das indústrias Hudsucker, cometeu suicídio ao saltar da sala de reuniões do prédio da empresa. Em seu lugar deveria assumir o cargo Sidney J. Mussburger (Paul Newman), acionista da empresa, que está preocupado com uma cláusula do estatuto da companhia que prevê que o novo presidente deva colocar em oferta pública as ações do fundador. Como Hudsucker detinha 87% da companhia, isto significa que o controle iria para outras mãos. A ideia de Mussburger é convencer o mercado de que a empresa está à beira da ruína, o que faria com que as ações baixassem de valor. Sem interessados, os atuais acionistas comprariam as ações ofertadas. Para tanto Mussburger pretende colocar um completo idiota a frente da companhia. É quando Norville Barnes (Tim Robbins) entra em seu escritório. Ele precisa entregar uma correspondência a Mussburger, mas se atrapalha tanto que apresenta uma ideia que tem para um novo brinquedo. As confusões causadas por Norville logo convencem Mussburger de que ele é a pessoa perfeita para seu plano.

13 O Aviador  (2004)

Para o empreendedor genuíno nada é impossível!

Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como "Hell's Angels", que dirigiu. Paralelamente se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale).

14 Enron - Os Mais Espertos da Sala  (2005)

Um bom alerta aos empreendedores mais empolgados com “contos de fada”. E quem diria que teríamos um bom exemplo no Brasil anos depois.

Um estudo sobre um dos maiores escândalos corporativos da história dos Estados Unidos, em que executivos da Enron, a 7ª maior companhia do país, fugiram com bilhões de dólares e deixaram acionistas e investidores sem um único tostão. Através de depoimentos e gravações é mostrada como funcionava a hierarquia interna na Enron.

15 À Procura da Felicidade  (2006)

Mais uma história real que serve de motivação para momentos difíceis, quando estamos prestes a desistir de tudo. Até por que é nessa hora que vem a grande virada! A recompensa para os que persistem não importa o cenário.

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

16 Bugsy  (1991)

A história da criação de Las Vegas! Somente um empreendedor genuíno enxergaria um grande negócio no meio do deserto.

Em Nova York, dois sócios de Bugsy Siegel (Warren Beatty) tentam descobrir uma maneira de participar dos lucros da Costa Oeste e mandam Bugsy para Los Angeles para dividir o espaço com o chefão local. Mas esta viagem, prevista para durar quatro dias, leva a vida toda, pois ele se apaixona pela cidade, pelos filmes e, principalmente, por Virginia Hill (Annette Bening). Em pouco tempo conquista a atenção de todos através da violência ou do seu sorriso. Fazendo de tudo por sua amada, ele tem o sonho de construir um luxuoso hotel-cassino em pleno deserto de Nevada, que daria origem à futura Las Vegas, mas esta inspiração aparentemente abençoada foi o início do seu fim, pois enfrentando vários problemas durante a construção do cassino sua credibilidade é gradativamente destruída.

 

17 Piratas da Informática  (1999)

O poder de transformação do mundo através do empreendedorismo. Para amantes de tecnologia!

A ascensão da Apple e da Microsoft, as duas maiores empresas de informática do planeta. Em busca da liderança do mercado Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall), fundadores das empresas, enfrentam-se em uma guerra de bastidores.

18 A Rede Social  (2010)

A história da criação da maior rede social da atualidade. Mais uma vez, como o empreendedorismo pode transformar o mundo!

Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

19 -De Porta em Porta  (2002)

Após conhecer a história real de Bill Porter, qual será a sua desculpa?

Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).

20O Homem que Mudou o Jogo  (2012)

Não é o tamanho do seu orçamento e estrutura que definem o seu sucesso. Com muita pesquisa, criatividade e dedicação é sempre possível inovar e quebrar paradigmas. Excelente filme para os apaixonados por startups!

Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

 

Thaise Saeter

Diretora de Redação