Blog

22 . JULHO . 2015

5 dicas para utilizar as mídias digitais a seu favor e construir conexões importantes para a carreira

 

Já passou da hora de encarar, os empregadores e possíveis parceiros de negócios estão online. Pode parecer chato e até desnecessário agir com cautela durante atividades online, mas, definitivamente, não é. Assim como funcionam para os negócios, as redes sociais funcionam também para profissionais. E quem domina a ferramenta, a utiliza para destacar-se no mercado.

Para ajudar nessa missão, a Especialista e Diretora Executiva da Startup Jornalistica, Thaise Saeter, separou 5 dicas de uso das redes sociais que podem melhorar a sua marca pessoal e trazer resultados positivos para a sua carreira. E se essas ferramentas estão aí gratuitamente para você utilizar, por que não aproveitar para tirar o maior proveito? Com um pouco de esforço, você pode melhorar sua marca pessoal e impulsionar a sua carreira.

1.Mantenha o seu perfil profissional

As linhas entre pessoal e profissional ficam cada vez mais turvas, e em nenhum lugar isso é mais evidente do que nas mídias sociais. Não espere que seu chefe ou seu colega de trabalho vá compreender que os seus xingamentos à religião ou linha partidária diferente das dele se restringe à sua vida pessoal e nada mais. Por essa razão, a dica é utilize o tempo que dedica à redes sociais para demonstrar interesse pelas áreas que você tem o objetivo de atuar e se destacar profissionalmente.

2. Engajamento

Ter milhares de seguidores no Twitter é uma coisa, ter uma influência significativa sobre eles é outra. É melhor ter uma pequena lista de seguidores, mas que sejam realmente envolvidos com os seus assuntos e suas postagens, do que milhares inertes. Além disso, busque contactar-se com profissionais que admira e que inspiram a sua carreira, não espere que essas pessoas cheguem até a você. Saia do espiral do mimimi das redes sociais, em que as pessoas apenas se envolvem para reclamar e lamentar. Lembre-se: você tem objetivos bem definidos. Foco!

3. Escolha a plataforma mais adequada para o conteúdo que deseja compartilhar

Conhecer seu público ou o público que quer impactar positivamente é um passo importante para ter sucesso com a mídia social. Algumas plataformas se ajustam melhor para determinados conteúdos do que outras. Melhor do que estar presente em todas, é aproveitar o que cada rede tem de melhor. De

4. Mostre o seu Potencial

Se quer ter sucesso, é hora de parar de ter vergonha de dizer no que você é realmente bom. Compartilhe seus interesses, experiências e habilidades e não espere que os outros comecem a reconhecer o que você faz para que você comece a valorizar isso. As ferramentas estão aí, mostre aquilo que te inspira e pode inspirar mais pessoas a conhecerem o que você faz.

5. A sua marca é você quem constrói e se baseia naquilo que compartilha

“Quando utilizada corretamente, a mídia social pode ajudar a aproximar pessoas e inclusive a destacar profissionais brilhantes. No entanto, quando não é usada com consciência, pode causar danos em diversos setores, pessoais e profissionais”, destaca Thaise Saeter. O que você expõe publicamente é o que ajuda a construir a sua imagem na cabeça de outras pessoas. Evite dar margem para erros de interpretação, se o seu objetivo é encontrar um novo emprego ou crescer profissionalmente, foque em suas metas e promova interações que sejam relacionados com seus objetivos.

 

Leia mais sobre o assunto: http://www.jornalistica.com.br/blog/9/5-atitudes-para-construir-uma-marca-pessoal-poderosa-nas-redes-sociais-e-se-destacar-no-mercado 

 

Thaise Saeter

Diretora de Redação