Blog

21 . OUTUBRO . 2015

11 Promessas do filme De Volta para o Futuro: O que é realidade e o que não vingou

A trilogia "De Volta para o Futuro " foi nos anos 90 um dos filmes responsáveis por criar em nossas mentes  as maiores expectativas tecnológicas sobre 2015. Apesar de carros e skates voadores não terem virado parte do nosso cotidiano, surpreendentemente uma série de outras tecnologias se concretizaram.

Lançado em 1989, o filme em que Doutor Brown (Christopher Lloyd) e Marty McFly (Michael J. Fox) viajam em uma máquina do tempo para o futuro de 2015, algumas previsões foram bem acertadas, outras, nem tanto. Felizmente, o fax foi superado,  mas para nossa frustração, os Hoverboards ainda não fazem parte do nosso cotidiano.

Agora que o "futuro" finalmente chegou, confira quais previsões “De Volta para o Futuro” acertou e o que não virou realidade: 

 

1. Vídeo Conferência (Certo)

Os criadores do filme foram realmente certeiros quando mostraram o Marty McFly de 2015 em uma vídeo-conferência - bem como Skype ou FaceTime, certo?

2. Tablets (Certo) 

Mais uma antecipação que deu certo. Na cena que Marty é abordado para assinar uma petição para salvar o relógio da torre. A petição é apresentada em um aparelho portátil muito similar aos modelos de tablets que temos hoje em dia. 

3. TV LCD e Múltiplos Canais (Certo)

Em uma das cenas Marty aparece em frente a um aparelho de televisão muito parecido com o padrão de TV’s LCD atuais e conseguia assistir vários canais simultaneamente, algo que não era possível na época.

4. Identificação por Biometria (Certo)

 

Usar a impressão digital para pagar uma corrida de táxi ou se identificar já é realmente uma realidade. 

5. Filmes em 3D (certo)

A propaganda que Marty vê de “Tubarão 19” em 3D, em DE Volta para o Futuro II, lembra muito as produções atuais, cheias de efeitos especiais e tecnologia de terceira dimensão.

6. Skates Voadores - Hoverboards (Ele existe!)

Definitivamente um dos produtos mais desejados, os skates flutuantes super cool não entraram para o nosso cotidiano, infelizmente. No entanto, existe um protótipo de skate criado pela empresa de carros Lexus, que funciona em uma pista própria que cria um campo magnético e é capaz de mantr o skate flutuando. 

7. Carros Voadores (Errado)

Quem disse que precisamos de rodas? Essa foi a frase do filme, pois é, ainda precisamos. Carros voadores ainda não atingiram o mainstream. Grandes avanços foram feitos, inclusive um protótipo foi desenvolvido, o Aeromobil 3.0 que poderia viajar até 430 km. No entanto, muita pesquisa ainda há para ser feita. Vai ser um longo caminho até os carros voadores se tornarem comuns.

8. Descompactador de Comida ( Não exatamente)

A vovó Lea Thompson "hidrata" uma pizza em segundos no ‘Rehydrator Black & Decker’, que transforma instantaneamente um pequeno círculo congelado em uma grande refeição. Hoje em dia até temos comidas desidratadas, mas ainda não é possível reidratar os alimentos.

9. Óculos Inteligentes (certo)

Assustadoramente preciso: Em uma cena rodada na mesa de jantar, os personagens atendem chamadas telefônicas com o tal óculos. E não é que é bem semelhante à forma como funcio

10. Tênis Inteligentes 

Marty tinha o tênis Nike Air MAG, que possuiam laços que se amarravam sozinhos. O modelo apesar de existir, possui cadarços de elástico. Tinker Hatfield, desinger da Nike, afirmou que está previsto para ser lançado em 2015 uma versão com cadarços que realmente amarram sozinhos. Será que a moda vai pegar?

11. Drones (certo)

No filme, quando Griff Tannen e sua gangue são presos, um drone do Jornal USA Today tira uma foto para o jornal. O Drone, que significa zangão em inglês, não necessita de pilotos embarcados para ser guiado. O aparelho tem inúmeras funções, uma delas é poder capturar imagens em áreas até mesmo adversas.

 

 

 

 

 

 

Thaise Saeter

Diretora de Redação