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12 . JANEIRO . 2016

5 Estratégias de Assessoria de Imprensa para aplicar no seu negócio

A Assessoria de Imprensa tem entre seus principais objetivos ser uma ponte entre a notícia e os veículos de comunicação. Por meio da divulgação de acontecimentos e informações das empresas e profissionais que representa, faz parte do trabalho de um assessor de imprensa estreitar o relacionamento com formadores de opinião, produzir conteúdo de qualidade e gerir a imagem dos clientes. 

Eficiente para todos os portes de negócios, estratégias de assessoria de imprensa podem ser uma ferramenta bastante útil para aperfeiçoar a comunicação e impulsionar a visibilidade, seja de marcas institucionais ou profissionais liberais, através da construção de uma relação de colaboração com os veículos de comunicação.  

Em meio ao volume gigantesco de notícias produzidas e compartilhadas diariamente, ter um profissional capaz de traduzir e filtrar as informações relevantes e apresenta-las de forma didática é essencial para conseguir se destacar diante de tantas novidades diárias.  Para desempenhar esta missão, a contratação de um Assessor de Imprensa se torna uma iniciativa estratégica nos negócios.

Destaco nesta matéria 5 lições de Assessoria de Imprensa para aqueles que desejam começar a aplicar os conhecimentos desta área no próprio negócio: 

Seja Referência

Quem deseja se destacar na imprensa, seja uma marca institucional ou profissional, precisa estabelecer uma área de atuação e buscar ser referência para a imprensa neste assunto. Não adianta querer atirar para todos os lados e se posicionar em todos os temas. É importante tentar sempre reunir informações sobre o assunto, ter dados atualizados, tentar identificar aspectos de interesse do público e preparar-se para apresentar isso com clareza. Compartilhe o seu interesse ou de sua instituição com fatos, opiniões e análises e ajude o jornalista a compreender e explicar o que acontece na área de sua especialidade.

Didática

Ser didático é essencial para que a mensagem seja compreendida de maneira correta e impacte positivamente o maior número de pessoas. O uso de terminologias muitos técnicas podem restringir a compreensão e confundir. Além disso, busque apresentar informações de forma organizada e encadeada. Ser didático é uma questão educativa também, se as pessoas não compreendem sobre determinado assunto, pode ser a oportunidade de você conseguir explicar com clareza e destacar a relevância do tema que aborda.

Frequência

Frequência no relacionamento com a mídia nada mais é do que a capacidade de desenvolver e manter rotinas de atividades direcionadas aos veículos de comunicação. 

A frequência de envio de material de qualidade para a imprensa garante espaço em portais com maior abrangência e resultam, assim, numa taxa de penetração nos veículos progressivamente mais elevada.

Timing

Essa palavra de origem estrangeira pode ser um pouco complexa de ser traduzida com exatidão para o português. De extrema relevância para a comunicação, podemos dizer que o termo timing, basicamente se refere a aproveitar oportunidades que determinados momentos oferecem. O que significa também dizer, surgir com as informações certas, na hora certa. Essa atenção ao que é relevante em determinadas situações está totalmente conectada a necessidade e importância de atribuir sentido e valor àquilo que se busca comunicar. Portanto, não deixe passar as oportunidades, fique atento as informações que interessam ao se público e atribua valor a sua comunicação se juntado a conversa.

Relacionamento

Cultivar os relacionamentos são tão importantes na vida profissional, quanto na pessoal. Não se isole em seu campo de atuação e cultive relações profissionais consistentes. É essencial buscar entrar em contato com formadores de opinião, jornalistas, conversar com profissionais e colegas da áreas afins, apresentar suas ideias e colocar-se à disposição para ajudar. Bons frutos podem ser colhidos deste networking.

Thaise Saeter

Diretora de Redação