Blog

23 . JUNHO . 2016

6 tendências de Marketing Digital que não podemos ignorar

A chegada de novas plataformas e tecnologias no nosso cotidiano têm impacto direto na maneira como nos relacionamos, bem como na forma que escolhemos para nos comunicar. No âmbito dos negócios, estratégias bem aplicadas no digital podem ajudar marcas e profissionais a se aproximarem de seu público e conquistar relevância.

Acompanhar todas as novidades que surgem na área não é tarefa fácil, no entanto, para aqueles que estão empreendendo e tocando o próprio negócio e desejam se comunicar com o público consumidor e parceiros, estar atento a algumas tendências pode trazer impactos significativos.

Diante de tanta informação disponível no universo online, guias e e-books, eu separei aqui neste artigo as principais tendências de marketing que são destaque e que você não deveria ignorar. Confira:

1 – O mobile é a prioridade

Essa mudança é recente se considerarmos que os investimentos em mobile começaram realmente a acontecer em 2015. Até então, as estratégias e conteúdos eram desenvolvidos pensando principalmente na experiência do usuário no desktop e não para o celular. Só que isso mudou. De acordo com o Google, mais da metade das buscas realizadas em 2015 foram efetuadas de dispositivos móveis. Um dado interessante também mostra que entre os millennials (nascidos em meados dos anos 80 e 90), 87% diz estar o tempo todo com o celular e 80% que a primeira coisa que fazem ao acordar é checar o aparelho. Nem é preciso dizer que se adaptar ao novo comportamento do consumidor é primordial para gerar oportunidades de negócio, não é?

2 – Vídeos em tempo Real

As transmissões de vídeo em tempo real são a grande tendência de marketing deste ano. Deixaram de ser atribuição das grandes emissoras e passaram integrar as estratégias de marcas e profissionais de diversos segmentos. Quando o Twitter adquiriu o Periscope, em março de 2015, já víamos ali um indicio do que vinha por ai e neste ano, a tendência começa a se consolidar. A dica é começar a testar vídeos de transmissão ao vivo em seu Facebook e com seu público-alvo e ir descobrindo quais os formatos mais geram engajamento e atraem atenção. Outros apps que estão fazendo bastante sucesso lá fora é o Meerkat e o YouNow.

3 – Exigência quanto a qualidade do Conteúdo

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a informação que recebem das marcas e profissionais com quem se relacionam. Sabemos que conteúdo é a chave das estratégias do marketing, mas ainda vemos muitas marcas e profissionais patinarem neste quesito. Falta de planejamento e excesso de autopromoção estão entre os sabotadores mais comuns. Conteúdo capaz de atrair a atenção e fidelizar, precisa estar alinhado a uma boa estratégia e entregar informação de verdade.

4 – Todo mundo quer conhecer a sua Essência

Vivemos um momento de valorização da essência e de características genuínas. As pessoas não querem ver apenas a produção final, mas também acompanhar as falhas, os erros, os sacrifícios, o por trás das câmeras. Esse acesso ao cotidiano dos artistas e empresas, permitido por redes como Snapchat e mídias focadas em compartilhar o que ocorre em tempo real, permitem àqueles que acompanham se sentirem parte do time. É um momento em que se coloca o foco em mostrar a realidade, o cotidiano, sem tantos intermediários. O marketing como um ferramenta para contar e compartilhar histórias reais. Não quer dizer que o glamour esteja fora de moda, mas sim, que a ESSÊNCIA é a tendência.

5 – Experimente constantemente

Experimentar e testar é essencial, mas claro, tendo em mente que é preciso manter o conteúdo alinhado à essência daquilo que deseja promover. Assim como cada marca é única, a reação do público também é e pode variar bastante de acordo com o perfil. Compartilhe artigos, gráficos e imagens em horários e dias da semana diferente, adicione hashtags, mencione parceiros e mensure os resultados de cada ação. O primordial desta estratégia, é que é possível acompanhar aquilo que interessa ao público consumidor e adaptar quando for necessário.

6 – Snapchat é a nova fronteira

Com cerca de 100 milhões de usuários e 7 bilhões de vídeos compartilhados diariamente, o Snapchat é definitivamente a rede social do momento e começa a ganhar importância entre as estratégias de comunicação. O fantasminha é o queridinho entre a geração mais ativa de usuários de redes sociais na plataforma mobile, que tem entre 18-34 anos. No EUA, 22% dos executivos de marketing planejam investir na plataforma que mais cresce no mundo. Se você tem interesse em dialogar com o público que está no Snapchat, comece criando sua conta e divulgue nas outras redes sociais. Coloque em prática as dicas sugeridas acima, como transmitir a essência do seu negócio e abuse da criatividade. Aproveita e já me adiciona lá: thasaeter

Thaise Saeter

Diretora de Redação