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17 . DEZEMBRO . 2018

6 Tendências em Social Media para 2019

Podemos dizer que 2018 foi o ano de colocar as estratégias até então adotadas em xeque e por isso foi um período de muitos aprendizados e insights.

Vimos surgir questionamentos sobre a privacidade nas redes e sobre a confiança em veículos tradicionais de mídia, vimos também a solidificação do uso de novos formatos, como o instagram Stories, e também uma verdadeira revolução com a participação popular nas redes.

Expostos a um volume gigantesco de informações e ruídos, a criação de estratégias e conteúdos nas redes sociais está exigindo maior atenção ao contexto (timing), autenticidade e assertividade para se destacar.  Aqui listamos algumas das principais tendências para 2019:

1. Reconstrução da Confiança

A confiança em algumas plataformas foi bastante abalada em 2018. Teve o caso do Facebook envolvendo a segurança dos dados dos usuários e controvérsias sobre o uso de bots no Twitter. Veículos de mídia tradicional também foram alvos de críticas severas pelo distanciamento de seus leitores e da sociedade. Marcas que tentaram surfar um posicionamento político também saíram chamuscadas. Todas essas questões ficaram expostas devido a uma intensa participação popular nas plataformas digitais. Por essa razão, esse é o momento das marcas voltarem sua atenção à sua essência, na reconstrução da confiança, se aproximando de seu público e não impondo uma agenda de valores, mas sim, sendo mais transparente e real. Para garantir maior assertividade é essencial estar atento ao timing e saber analisar o contexto.

2. Novos formatos de compartilhamento mudaram a dinâmica das redes

Sem dúvida alguma o grande destaque do ano em Social Media vai para os vídeos verticais em formato de Stories. Quase um bilhão de usuários das redes WhatsApp, Instagram, Facebook e Snapchat estão compartilhando suas histórias neste formato. De acordo com especialistas essa mudança representa muito mais do que apenas outro novo formato. De acordo com Report do HootSuite, as mídias sociais estão deixando de ser plataformas baseadas em texto, originalmente projetadas para uso em desktop, como foi originalmente com o facebook. Os stories permitem aos usuários capturar experiências e compartilhar histórias através do celular em tempo real, sem exigir equipamentos especiais ou tempo dedicado à produção e edição (como o youtube). Um smartphone e olhar criativo são as ferramentas necessárias. Por se tratarem também de vídeos curtos e que geralmente desaparecem depois de um dia, há sem dúvidas mais espaço para diversão e experimentação. As histórias parecem reais, imediatas e intensamente pessoais. Para marcas, isso deve requerer uma grande mudança de foco em 2019. Se você ou sua marca ainda não estão criando conteúdo para stories, agora é a hora de começar.

3. Investimentos Inteligentes

Assim como outras mídias tradicionais, já se tornou compreensível que as plataformas digitais também exigem investimentos. A questão a se considerar no próximo ano é que os custos crescentes e a atenção cada vez mais escassa são uma combinação que limita o ROI para os anunciantes e certamente reduz as margens gerais de retorno. A solução é investir com ainda mais critério e consistência. Ao invés dedicar grandes orçamentos a ações pontuais, o ideal é diversificar os formatos e investir com consistência. Além disso, é essencial dedicar mais tempo às estratégias e produção de conteúdos autênticos, interativos e criativos, que tenham o potencial de se destacar em meio a tanto ruído e gerar engajamento. 

4. Apps de Mensagem e Chatbots

Os aplicativos de mensagens estão sendo massivamente utilizados pelos usuários das redes para se comunicar. Outro fato, é que as pessoas estão deixando de compartilhar informações e notícias de seu interesse em seus feeds, para compartilharem apenas com aqueles que confia, seja através de Whatsapp ou Messenger. Para as marcas esse novo hábito se torna um desafio, pois exige novos parâmetros de mensuração de retorno, em contrapartida, tem suas vantagens. Os apps de mensagem podem ajudar marcas a se conectarem com seus clientes. Se um cliente acessa uma página da empresa, por exemplo, e vê algo de interesse, os profissionais de marketing podem entrar em contato com eles por meio do chatbot e iniciar uma conversa que pode levar a uma venda. Essa é uma ótima maneira de aumentar o envolvimento durante a jornada do cliente.

5. Entregue qualidade e não quantidade

Ao invés de querer colocar em prática todas as tendências apontadas no momento ao mesmo tempo, foque na qualidade dos conteúdos que está propondo. Mais importante do que gerar conteúdo é gerar conteúdo adequado para cada plataforma e seu público, que envolva e impacte as pessoas. Além disso, foque na qualidade das conexões que está construindo nas redes.

6. Social Commerce

O Instagram é mais do que apenas um lugar onde você navega para encontrar inspiração, é também um local de ação. Outra grande tendência no Instagram para 2019 é usar essa plataforma de mídia social como uma ferramenta de vendas. Isso é possível desde que o Instagram introduziu a possibilidade de compra, adicionando links que possibilitam o cliente consultar o valor e fazer a compra ao clicar na imagem diretamente no Instagram. O Instagram se tornou um canal de vendas muito eficaz, especialmente quando as marcas combinam os esforços de marketing digital com o trabalho com influenciadores.

 

Thaise Saeter

Diretora de Redação