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Revista America Economia - DEZ/2016

Personal chefs: alta gastronomia em domicílio

Maior visibilidade
Está claro que as plataformas que fazem essa conexão entre os profissionais e clientes aumentam a visibilidade dos chefs – não seria diferente no Meu Bistrô. O site é mais uma opção para quem quer receber a alta gastronomia na tranquilidade da própria cozinha. Hoje, são mais de 200 chefs cadastrados na ferramenta e mais de 600 que ainda estão na fase de validação.
 
“Hoje nosso site é aberto, todos os chef que quiserem incluir um menu conseguem se cadastrar gratuitamente. Porém, todos esses cardápios vão para uma fila de aprovação”, explica Rogê Foschi, um dos fundadores do site Meu Bistrô. Existe uma equipe que faz uma verificação do chef após este criar um perfil na rede, na qual ele coloca onde se formou, trabalhou, suas referências e fotos. A partir destas informações, os responsáveis iniciam a apuração dos dados. “Se ele colocou que trabalhou em um hotel, então nós ligamos para lá, verificamos se realmente trabalhou naquele local. Vemos também há quanto tempo está no mercado, se é um bom profissional. Só depois liberamos no nosso site”, conta Foschi.
 
Chef Paulo Silva. Foto: Divulgação

Chef Paulo Silva. Foto: Divulgação

Um destes profissionais que tem seu perfil disponível para contratação na plataforma é o chef Paulo Silva, que trabalha na alta gastronomia há 19 anos e que, depois de atuar em restaurantes, decidiu se concentrar nos eventos em domicílio.
 
Ele conta que, embora já trabalhasse desta forma antes da plataforma, a visibilidade de seu trabalho evoluiu consideravelmente depois de se cadastrar. “O Meu Bistrô se tornou muito importante, eu tenho muitos clientes através deles. A visibilidade que eles promovem é grande e dificilmente eu conseguiria alcançar isso sozinho, somente com muito investimento em publicidade”, comenta.
 
Chef Pérola Polillo. Foto: Renato D'Paula

Chef Pérola Polillo. Foto: Renato D’Paula

A chef Pérola Polillo, que também é cadastrada na lista do Meu Bistrô, tem a mesma opinião. “A visibilidade aumentou, justamente porque eles investem nisso. A divulgação da própria plataforma acaba deixando o chef em evidência, coisa que eu não iria conseguir sozinha”, conta.
 
Para ela, a demanda também cresceu porque começou-se a entender melhor sobre esse tipo de serviço. “As pessoas queriam um buffet ou um chef, mas não tinham isso muito claro. Com a ferramenta ficou explícito que é o chef de cozinha na sua casa, não é um buffet”, exemplifica.
 
Contramão da crise
Este novo formato de apresentar a alta gastronomia está crescendo exponencialmente, visto que a recessão tenha afetado menos as classes A e B. É unanime que a expansão é certa para 2017, a começar pela fartura de pedidos – os chefs estão com as agendas cheias.

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