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O Globo - JAN/2017

Especialista aponta seis hábitos alimentares que sabotam qualquer dieta

O blog alertou há pouco tempo sobre os perigos do "efeito sanfona", no qual a pessoa vive engordando e emagrecendo com certa frequência investindo em dietas radicais e, depois, "enfiando o pé na jaca". Para se levar uma vida saudável, além das atividades físicas, é preciso ter uma rotina alimentar saudável.

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No entanto, existem muitos alimentos que se apresentam no nosso dia-a-dia que são verdadeiros sabotadores da nossa dieta. Para entender melhor sobre este assunto, o blog pediu para o médico Patrick Rocha, que é presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (Ineodoc), listar seis alimentos sabotadores de dieta e explicar os motivos. Confira:

Alimentos industriais

"Os alimentos industriais de uma forma geral podem sabotar uma dieta. Mesmo aqueles ditos naturais levam grandes quantidades de açúcares e corantes e prejudicam muito a saúde, engordam... Batatas industriais, bebidas à base de soja, sucos naturais concentrados (ricos em frutose) e qualquer alimento que leve um rótulo cheio de nomes deve ser evitado e sabotam a dieta. É importante buscar adotar uma alimentação que priorize alimentos naturais, como legumes, vegetais, ovos, frutas (principalmente as vermelhas), carnes e evitar alimentos processados. A sua saúde agradece."

 

Dose de açúcar em cada uma dessas bebidas
Dose de açúcar em cada uma dessas bebidas | Reprodução/Internet

Bebidas alcoólicas

"O ideal para quem pretende perder peso é suspender o uso de bebidas alcoólicas. Se for beber, o recomendado é evitar as bebidas fermentadas (cerveja, vinho, champanhe) e beber com muita moderação."

Gordura trans

"As gorduras trans servem basicamente para melhorar o sabor e aumentar a durabilidade dos alimentos industriais. Feitas a partir de óleos vegetais poli-insaturados, como os de soja, milho e canola, elas são responsáveis por danificar o bom funcionamento do metabolismo, deixando-o mais lento e impossibilitando emagrecer com saúde. Para descobrir se um alimento tem ou não gordura trans é preciso ficar atento e olhar no rótulo se possui gordura hidrogenada ou gordura parcialmente hidrogenada."

Bebidas adoçadas

"Seja o refrigerante (que a boa ciência mostra ser a bebida mais maléfica que existe), sejam os sucos adoçados ou mesmo os energéticos, essas bebidas são repletas de açúcar, além de outras toxinas que irão desregular os hormônios, aumentam a sua insulina e engorda."

 

Pão francêsPão francês | O Globo
 

Trigo

"Basta dar uma olhada nas prateleiras do supermercado para perceber como os produtos a base deste cereal são dominantes. O grande problema é que os produtos de trigo, além de não possuírem elevado grau nutritivo, podem funcionar como gatilho da fome, aumentando o apetite poucos minutos depois".

Açúcar

"Quando falamos em açúcar, pensamos logo em um doce, como um brownie ou até mesmo em uma torta gelada, não é mesmo? No entanto, o açúcar está escondido em diversos produtos, alguns até que nem imaginamos. Os diets e lights, por exemplo, entram nesta lista, assim como molhos de salada industrializados, ketchup, granola e barrinhas de cereal."

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